Muito se fala sobre o bem-estar nas últimas décadas, tudo o que as mídias dizem é que o bem-estar emocional é essencial para uma vida saudável e equilibrada, mas nos deparamos com a falta de conhecimento sobre o que de fato é isso.
Basicamente, o bem-estar emocional é caracterizando pela habilidade de entender, gerenciar e reagir às emoções de maneira construtiva. Ele é uma combinação entre autoconhecimento, controle emocional e a capacidade de enfrentar adversidades sem ser dominado por elas. Ou seja, é a capacidade de lidar com as emoções, encontrar um propósito e promover uma vida equilibrada.
Esse bem-estar emocional refere-se à habilidade de se manter emocionalmente estável e resiliente, cultivando uma visão positiva de si mesmo e da vida, mesmo em meio a desafios. Ele envolve mais do que simplesmente evitar o estresse ou as emoções negativas; trata-se de aprender a acolher uma variedade de emoções, compreendendo-as e utilizando-as como ferramentas de crescimento e adaptação.
Pesquisas indicam que o bem-estar emocional impacta diretamente na saúde física e na saúde mental. Emoções equilibradas contribuem para a redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma melhor imunidade, sono e até mesmo maior longevidade. Em contrapartida, emoções negativas crônicas podem agravar problemas de saúde, afetando o sistema imunológico e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Construir o bem-estar pode ser muito mais complexo na prática, porque trata-se de mudar a maneira como se trata a rotina, bem como, padrões e pensamentos que já estão pré-estabelecidos em um indivíduo. Porém, deixarei algumas dicas aqui estabelecidas pela NIH – National Institutes of Health.
A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações difíceis, ajudando a evitar o acúmulo de emoções negativas. Para desenvolvê-la:
O estresse crônico impacta a saúde emocional e física. Para lidar melhor com ele:
Sono adequado melhora o desempenho cognitivo e o bem-estar. Para otimizar o sono:
A prática de mindfulness ajuda a focar no presente. Exercícios de respiração e caminhada consciente promovem maior clareza mental.
O luto pode ser superado com apoio social, grupos de suporte e autocuidado, além de considerar apoio profissional, se necessário.
Relações positivas fortalecem a saúde emocional e física. Participar de grupos e atividades compartilhadas pode enriquecer o suporte social.
Referências
UNIVERSITY OF NEW HAMPSHIRE. Emotional Wellness. Disponível em: https://www.unh.edu/health/emotional-wellness. Acesso em: 13 nov. 2024.
NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Emotional Wellness Toolkit. Disponível em: https://www.nih.gov/health-information/emotional-wellness-toolkit. Acesso em: 13 nov. 2024.